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A gestão do governador Mauro Mendes concluiu 64 obras de pavimentação, restauração e construção de pontes em Mato Grosso desde o início da atual gestão, nos últimos dois anos. Foram 1,3 mil quilômetros de obras e melhorias de infraestrutura rodoviária que beneficiaram milhares de mato-grossenses de todas as regiões. São obras novas, lançadas pelo Governo de Mato Grosso, além daquelas retomadas – iniciadas em gestões anteriores e que acabaram abandonadas, paralisadas ou não apresentaram avanço significativo em sua execução – e foram concluídas na atual gestão do Governo do Estado, em razão do empenho e investimentos realizados.

Essas obras são fruto de programas de financiamento conhecidos como MT-Integrado, Prodestur, Pró-Concreto e Pró-Restaura, além das melhorias executadas diretamente pelo Governo do Estado, com a aplicação de recursos próprios.

Foram finalizadas 14 obras de pavimentação, seis obras de restauração e 44 novas pontes de concreto, totalizando 1.300,58 quilômetros de asfalto novo e recuperado em várias rodovias, além de novas pontes em Mato Grosso. Outros 1.872 mil quilômetros de rodovia ainda estão com obras rodoviárias em andamento.

Entre as obras retomadas e concluídas logo no primeiro ano da atual administração está a pavimentação da MT-110, no trecho compreendido entre as cidades de a Guiratinga a Tesouro, em um total de 41,4 quilômetros. Foram investidos R$ 56,7 milhões nessa obra, que havia sido iniciada no ano de 2014, mas ficou paralisada por anos.

Também foi finalizada a restauração de 62,7 quilômetros da MT-270, no trecho entre as cidades de Rondonópolis e Guiratinga. Essa obra foi contratada em 2013, chegou a ser iniciada, mas foi paralisada em 2018 e somente concluída já na atual administração. Aproximadamente R$ 37 milhões foram investidos para a conclusão da obra.

Outra obra marco da atual administração é a pavimentação de 8,5 quilômetros da rodovia MT-402, no trecho que liga Cuiabá ao Distrito do Coxipó do Ouro. A entrega da obra pôs fim à espera dos moradores da região, que aguardaram por décadas esse tão sonhado asfalto. Além do asfalto, foi executada uma ciclofaixa na rodovia, que já ficou reconhecida como exemplo de infraestrutura cicloviária em Mato Grosso.

Já a entrega mais recente do Governo do Estado foi a pavimentação de 30,5 quilômetros da MT-140, entre as cidades de Vera e Santa Carmem, realizada neste mês de dezembro. A obra interliga definitivamente os dois municípios por vias asfaltadas e foi executada com o apoio das prefeituras municipais.

Também foi entregue neste mesmo mês, a pavimentação de 22,14 quilômetros na MT-010 em Ipiranga do Norte, no trecho que vai do entroncamento da MT-484 até o entroncamento da MT-242, no município. Esse asfalto novo possibilita a ligação direta entre os municípios de Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, além da BR-163.

O governo fez a restauração, em uma extensão total de 37 quilômetros, da MT-338, entre a cidade de Itanhangá e o Distrito de Ana Terra, em Tapurah. Foram 15 quilômetros de nova pavimentação e outros 22 quilômetros restaurados, que consistiu em refazer o asfalto, a fim de restabelecer os padrões adequados de fluidez, conforto e segurança da malha rodoviária. Essas melhorias de infraestrutura garantiram nova qualidade à rodovia e devolveram a trafegabilidade do trecho.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o foco em concluir as obras rodoviárias já iniciadas em gestões anteriores foi uma determinação do governador Mauro Mendes, que requereu também o empenho para lançar, executar e concluir todas as obras que forem iniciadas por essa administração.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.Só Notícias (foto: assessoria)
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