Bem-vindo(a). Hoje é Juruena - MT




Mato Grosso mantém a liderança nacional na produção de feijão-caupi na safra 2020/2021. Serão colhidas 136,3 mil toneladas do grão de uma área plantada de 126.900 mil hectares, estima a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As condições de solo e clima devem garantir na atual safra uma produtividade de 1.074 mil quilos por hectare, o dobro (104%) da média brasileira de 525 kg/ha.

Esse é um tipo de feijão com boa adaptação às condições de menor disponibilidade de água, afirmam os analistas da Conab. Justamente por isso, é comum ser plantado em áreas mais áridas do Centro-Oeste (Mato Grosso), do Sudeste (Minas Gerais) e no Nordeste brasileiro.

Com a estiagem prolongada este ano por todo o Estado houve atraso no plantio da soja, consequentemente encurtando a janela de semeadura do milho. Cenário que pode favorecer aumento de área plantada de feijão-caupi, avalia o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Afrânio Migliari. “A estiagem só refletiu positivamente para o aumento de área de feijão-caupi, por causa da janela do milho”, reforça o produtor de feijão-caupi, Leandro Lodea. Em Mato Grosso, o feijão-caupi é plantado depois da colheita da soja, assim como outras variedades de feijão, como o azuki e o mungo.

Outro fator que favorece a expansão da área plantada de feijão-caupi é a valorização do produto, prossegue Migliari. Na safra passada a saca de feijão atingiu R$ 250, relembra. Um dos motivos da alta do preço foi a diminuição da oferta. “A tendência é de demanda aquecida em 2021”, projeta.

Em relação à safra anterior, a Conab projeta incremento de 1,6% na área plantada com feijão-caupi em Mato Grosso e manutenção das lavouras dessa variedade no país. Apesar disso, é esperada queda de 10,9% na produtividade mato-grossense e de 3,7% na média de produtividade brasileira. Com isso, o volume total produzido do grão em Mato Grosso deve ser 9,5% menor na temporada atual e 3,6% inferior no Brasil. A produção total brasileira de feijão caupi está estimada em 686.700 mil toneladas na safra 2020/2021. Esse rendimento deve ser obtido de uma área plantada de 1.309 milhão de hectares, aponta a Conab.

No cultivo de 1ª safra – no início da estação chuvosa, de novembro a março – o Piauí e a Bahia se destacam com 86% da área estimada para o plantio de feijão-caupi em todo o país. Nesse período, deverão ser semeados 387.700 mil hectares com essa variedade. O plantio de feijão-caupi é mais tardio, se comparado com ao feijão-comum cores e feijão-comum preto.A Gazeta (foto: assessoria)
Marcadores: ,

Postar um comentário

O Portal DN Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.